fbpx
Descrição

A República Maracangalha foi fundada em 10 de outubro de 1955, em uma casa de grande valor histórico, no centro de Ouro Preto, adquirida de tradicional família da cidade, através de liberação de recursos feita pelo saudoso presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

​ Velho anseio dos estudantes da escola de farmácia, o sonho de instalar a república em um imóvel próprio se tornou realidade graças ao grande mineiro, que em visita à cidade, como governador do estado, em 1953, recebeu uma comitiva do diretório acadêmico daquela escola e autorizou a compra da casa da Rua do Ouvidor, 129. A aquisição foi feita em 1955.

​ Entre as singularidades que cercam a história da república, vale lembrar que ela é uma das mais antigas residências de estudantes em Ouro Preto, tendo recebido esse nome em homenagem a uma canção de Dorival Caymmi que fazia grande sucesso na época.

Consoante com a tendência democrática que norteia as moradias estudantis de Ouro Preto, os primeiros moradores da Maracangalha foram escolhidos por sorteio, entre todos os estudantes da Escola de Farmácia em 1955. Deste sorteio ficaram excluídos os membros do DA, preservando-se, dessa forma, o espírito republicano.

Fundada originalmente para estudantes de Farmácia, a Maraca, como é carinhosamente chamada passou, no ano de 2010 a receber alunos de todos os cursos da UFOP. Em todo esse tempo de existência, já acolheu mais de seiscentos alunos, das mais diversas regiões do Brasil.

  • Fundada / Criada em 1955-10-10
Localização

Rua Claudio Manoel 129, Ouro Preto - Minas Gerais, 35400, Brasil

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar uma avaliação

    Você Também Pode Estar Interessado Em